Após ter concluído o processo de compra do template na plataforma No Boss Extensions, você receberá um e-mail contendo o link de download.
Clique neste link. Um arquivo .zip começará a ser baixado. Ele contém uma instância Joomla com todas extensões e dados de exemplos referente ao template adquirido.
Extraindo o arquivo
Precisamos agora extrair o conteúdo deste arquivo zip.
Uma maneira simples é extrair o arquivo localmente no seu computador e depois mover todo conteúdo extraído para o diretório do site no seu servidor. Para mover os arquivos, utilize um cliente FTP.
Outro método é extrair o arquivo .zip direto dentro do servidor do seu site. Neste caso, é necessário primeiro mover via cliente FTP o arquivo .zip para o diretório do site e após utilizar um cliente com conexão SSH para fazer a extração do arquivo por linha de comando.
Para extrair o arquivo através do SSH, acesse via comando 'cd [...]' o diretório do seu site e após utilize o seguinte comando: unzip nome_do_arquivo.zip -d pasta_destino.
- Altere "nome_do_arquivo" pelo nome do arquivo zip do template. No exemplo abaixo "nobossnemesis".
- Altere "pasta_destino" pelo nome da pasta em que o template deve ser instalado. No exemplo abaixo "meu-site".
IMPORTANTE: evite realizar transferências utilizando conexões FTP ou SAMBA pelo Explorer do Windows, pois desta forma alguns problemas podem ocorrer na transferência.
Instalação do template
Após a extração dos arquivos, o processo de instalação está pronto para ser iniciado.
Em seu navegador, acesse o endereço do site que você está criando. No caso do exemplo deste tutorial, o endereço é "https://www.nobosstechnology.com/meu-site"
A tela de instalação do Joomla será exibida, parecida com a imagem abaixo:
OBSERVAÇÃO: caso você não consiga acessar a tela de instalação, é possível que você tenha extraído os arquivos do seu template no diretório errado do servidor.
Configuração inicial
Na primeira aba, temos as seguintes configurações básicas para o site. Preencha de acordo com as orientações a seguir:
- Nome do site: nome que deseja dar ao seu site e que será exibido em locais como, por exemplo, a barra do navegador;
- Descrição: breve descrição sobre seu site. Essa informação é utilizada por mecanismos de busca como o Google;
- E-mail do administrador: e-mail a ser usado para a primeira conta de acesso da área administrativa do site.
- Nome do administrador: nome de usuário do administrador. Será usado posteriormente para realizar login na área administrativa do site.
- Senha do administrador: utilize uma senha com bom padrão de segurança, já que esse usuário que está sendo criado terá permissões de super administrador;
- Confirmar senha do administrador: repetição da senha inserida no campo anterior;
- Site em manutenção: informe se após a instalação o site deve ser iniciado como "em manutenção". Enquanto o site está em manutenção, ele fica indisponível para seus visitantes. Somente coloque "em manutenção" se souber como alterar essa opção posteriormente pelas configurações globais do site.
Após preencher essas informações, clique em "Próximo".
Configuração do banco de dados
A próxima aba é referente as configurações das conexões do site com o banco de dados. Para preencher com as informações corretas, é necessário ter conhecimento e acessos a configurações de banco de dados do seu servidor.
- Tipo de banco de dados: mecanismo de conexão com banco de dados que o PHP deve utilizar. O template adquirido é compartível com MYSQLi;
- Nome do servidor: endereço do servidor onde se encontra o banco de dados. Em muitos casos basta preencher como 'localhost'.
- Nome de usuário: nome de usuário que o site utilizará para acessar o banco de dados;
- Senha: senha para acesso ao banco de dados;
- Nome do banco de dados: nome desejado para o banco de dados a ser utilizado pelo seu site. O processo de instalação tentará criar automaticamente o banco com o nome informado, mas em muitas hospedagens isso é bloqueado e você terá primeiro ter criado o nome do banco através do cPanel para então poder prosseguir com a instalação;
- Prefixo das tabelas: informe um prefixo a ser utilizado nas tabela do seu banco, por questão de segurança. Você pode utilizar o prefixo gerado automaticamente pelo Joomla ou informar um próprio.
- Processo de banco de dados antigos: você pode optar por manter uma cópia de segurança ou por remover registros de banco de dados antigos relacionados a este site (que contenham o mesmo prefixo). Altere a opção selecionada apenas se tiver certeza do que estiver fazendo.
Após preencher as informações corretamente, clique em "Próximo".
Visão geral
Esta aba apresenta as configurações setadas anteriormente junto com informações sobre seu servidor. Revise para verificar se está tudo correto.
Você verá também que a opção "Instalar conteúdo de exemplo" estará marcada. Isso é muito recomendado, pois faz com que a instalação já venha com conteúdos a serem exibidos, preenchendo seu site. Claro, mesmo instalando este conteúdo de exemplo, você pode editá-los ou até mesmo excluí-los posteriormente.
Na lista "Verificação de pré-instalação", verifique quais itens estão marcados com "Não" para corrigi-los.
Dica: um item comum de ser sinalizado como "Não" é o "configuration.php gravável". Isso acontece quando o usuário do servidor não possui um nível suficiente para realizar edição no arquivo. Para contornar isso, acesse o super usuário do servidor digitando o comando "su" e digitando a senha quando solicitada. Após, execute o seguinte comando: "chmod 755 configuration.php". Isso fará com que o arquivo se torne editável, solucionando o problema.
Após revisar as informações e estar pronto, clique em "Instalar". O processo de instalação será iniciado. Pode levar alguns minutos.
Pós-instalação
Após a instalação ter sido concluída, é necessário remover a pasta "installation". Na tela sendo exibida de pós-instalação, clique em "Remover o diretório installation".
Por fim, clique em "Site" para ir até a home do seu site, ou clique em "Administrador" para acessar a área administrativa.
Configuração do htaccess
Para manter URLs amigáveis durante a navegação em seu site, é necessário fazer a reescrita de URL através do arquivo htaccess, que se encontra na pasta raiz do site.
Primeiro, localize o arquivo "htaccess.txt" na raiz do site. Após, renomeie-o apenas para ".htaccess". O Explorer do Windows impede ao tentar fazer isso. Uma alternativa é renomear o arquivo através de SSH, com o comando "mv htaccess.txt .htaccess" ou alterar via cliente FTP. Após alterado, abra o arquivo para edição.
Localize o item "RewriteBase /" que provavelmente estará na linha 64 ou próximo disso. Ele estará inicialmente comentado. Descomente a linha apagando o "#" do início da linha.
Agora, após a barra "/' já presente na linha, digite o endereço até o seu site, excluindo a parte que informa o domínio do site.
Ou seja, se o endereço para a página inicial do seu site é "http://www.seu-dominio.com.br/seu/site/", a linha do RewriteBase deve ficar como "RewriteBase /seu/site/" (sem as aspas).
Caso o endereço da página inicial do seu site seja o próprio domínio (ex: "http://www.seu-dominio.com.br"), você deixará a linha apenas com "RewriteBase /" (sem as aspas).
Veja demonstração do processo:
Agora, é necessário ativar uma opção nas configurações globais do Joomla para tornar as URLs do site amigáveis.
Para isso, acesse a área administrativa do seu site (caso não saiba como acessar, veja o nosso tutorial "Como acessar a área administrativa do seu site") e após navegue até as configurações globais (Menu "Sistema" e após "Configuração Global").
Nas configurações globais, observe a seção "Configurações de SEO" da aba "Site". No campo "Usar mod_rewrite do Apache" marque a opção "Sim". Essa alteração faz com que não seja exibida nas url's do seu site a informação 'index.php'.
IMPORTANTE: caso essa configuração do htaccess não seja feita, a navegação do site apresentará inconsistências deixando algumas páginas inacessíveis.
Dicas e considerações finais
Até aqui, seu site já está pronto para ser gerenciado e navegado. Porém, recomendamos a você realizar algumas configurações não obrigatórias mas que melhoram a navegação e segurança do site.
Administração do site
Caso você ainda não tenha acessado a área administrativa do seu site, leia esta publicação para mais informações.
Padrão do título das abas
Por questão de SEO, é uma boa prática exibir o nome do site por último no título das abas do seu site, exibindo por primeiro o nome da página aberta. Por padrão, vem configurada na instalação para o nome do site não ser exibido.
Para alterar, vá até as Configurações Globais na área administrativa do seu site. Na aba "Site", procure pela seção "Configurações de SEO". Nesta seção, há um campo "Incluir nome do site no Título". Selecione a opção "Após" para esse campo.
Isso fará com que os títulos das abas do seu site fiquem no formato "Nome da página - Nome do site".
Navegação HTTPS
Recomendamos que você leia esta publicação para aprender a configurar a navegação segura HTTPS em seu site junto com um certificado SSL.
Exibição ou omissão do "www" da URL
Recomendamos que você leia esta publicação para configurar o acesso ao site somente com ou sem "www", melhorando a indexação do seu site nos buscadores.
Personalização do template
Os templates da No Boss já vem com um estilo aplicado. Mas você é livre para editar cada detalhe da maneira que preferir. Personalize cores, tamanhos, fontes, alinhamentos, espaçamentos, conteúdos e mais de cada elemento de forma simples. Leia esta publicação para saber como!